QUE PROTEção tÉrmica DE SURF UTILIzar na meia estação?

A primavera e o outono são os períodos que oferecem melhor ondulação, sendo impossível para qualquer surfista passar ao lado das mais belas ondas do ano...

Sendo também um período de transição entre fazer surf em fato de inverno e fazer surf em boardshort no verão, é necessário colocarmos as perguntas certas sobre a proteção térmica mais adequada para não sofrer demasiado com esta transição.

 

A EVOLUÇÃO DA temperatura DA ÁGUA EM FUNÇÃO DAS ESTAÇÕES:

Na primavera, a água demora algum tempo a aquecer proporcionalmente aos bonitos dias cada vez mais presentes. Esse fenómeno deve-se, em parte, ao derretimento das neves na montanha que leva água doce fria para o oceano.

 

 

mi saison printemps carte températures

 

No outono, a temperatura da água mantém-se alta durante relativamente bastante tempo. Contudo, no final do outono, a mudança ocorre de forma extremamente rápida e as temperaturas tornam-se rudemente frescas.



 

evolution temperature eau mi saison

 Mais especificamente, no período primaveril e no período outonal, a temperatura da água oscila numa escala idêntica, de forma crescente no caso da primavera e de forma decrescente no caso do outono.

assim de repente, que espessura do neopreno devemos utilizar na meia estação?

Em função desta temperatura, é adequado optar pelo fato com a espessura de neopreno adequada.

 

O FATO DE SURF de 3/2 MM:

De um modo geral, a temperatura de 15 °C é vista como um limiar importante.

Entre 15 e 20 °C, o fato de 3/2 mm é recomendado (fato cuja espessura do neopreno é de 3 mm no tronco e nas pernas e de 2 mm nos braços), sendo o fato perfeito para a meia estação.

Mantém-se quente, ao mesmo tempo que não constringe demasiado o movimento dos ombros devido ao neopreno bastante fino.

 

 

 carve-grab-proteção-térmica-meia-estação

 

o FATO DE SURF de 4/3 MM:

Entre 10 e 15 °C, é habitualmente necessário um fato de 4/3 mm. Atenção aos mais friorentos: este limiar pode variar alguns graus.

Consoante a região onde pratica surf, este fato será mais adequado do que um fato de 3/2 para a meia estação.

 

 

 remar-fato-4-3

 

Infelizmente, quanto mais espessos são os fatos, mais os mesmos incomodam para remar (é muitas vezes o caso dos fatos de 4/3 mm). Quando se sabe que um surfista passa 80% do tempo a remar com os braços, isso representa muita energia e tem influência direta nas capacidades de surfar.

 

a QUALIdade do NEOPRENO: FAToR a tomar em linha de conta:

Para contornar estas limitações, as equipas de conceção da Tribord desenvolveram os fatos de surf/bodyboard SURF 900 FZ 4/3 mm e 3/2 mm.

A utilização de um neopreno ultra maleável e a montagem específica a nível dos ombros libertam totalmente a rotação dos braços.

O uso de um fecho horizontal no peito (frontzip), bem como as costuras em forma de “S” a nível dos braços, reforçam esta liberdade dos movimentos.

Além disso, a recuperação muscular é facilitada graças a uma ligação que associa zonas de compressão e zonas de elasticidade.

 





 

 roller-meia-estação-proteção-térmica



O calor e a estanquidade são critérios extremamente importantes para surfar.

O fato SURF 900 FZ confere calor graças ao neopreno de 4 mm ou 3 mm no tronco e nas pernas e 3 mm ou 2 mm nos braços. A estanquidade é garantida pela montagem sem costuras e o fecho horizontal no peito que elimina as entradas de água nas costas e pelo pescoço.

 

 





 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
BIENTÔT ÉPUISÉ
Fato de SURF 900 neoprene 4/3 mm Fecho frontal.
A partir de
178,99 €107,99 €*
5 nota
    Conselho
    esconder-as-suas-chaves-do-carro-surf

    Já mudou de roupa, está pronto para ir surfar, mas depara-se com um problema: o que fazer com as chaves do carro? Existem diferentes métodos e truques, mais ou menos eficazes e adequados à personalidade de cada um.

    Conselho
    principal-mudar-se-praia-surf_0

    Você chega finalmente ao spot, vagas de ondas a perder de vista agitam-se acariciadas pelo vento offshore e você apressa-se, como é óbvio, para se mudar.
    Agora, depara-se com duas situações: decide mudar-se no parque de estacionamento para poder guardar os seus pertences pessoais no interior do carro ou então muda-se na praia, quer porque prefere aí deixar os seus pertences quer porque já andou durante 15 minutos para atravessar as dunas...
    Nestas duas situações, as escolhas à sua disposição são praticamente as mesmas: 
     

    HAUT DE PAGE