A proteção solar no snorkeling

Depois de longos meses de espera, começa a preparar (finalmente!) as suas férias. Enfia no saco da praia a toalha, o chapéu, os óculos de sol, a máscara e as barbatanas de mergulho... Não se esqueceu de nada? O top anti-UV e o creme solar devem também fazer parte do seu must-have de um passeio com snorkeling!

 

A proteção solar não deve ser negligenciada, sobretudo em águas pouco profundas, onde o efeito de lupa aumenta. Na realidade, um excesso de raios UV pode causar cancro da pele: este afeta 80.000 novas pessoas por ano e o número de melanomas triplicou em 15 anos. Estima-se que 80% das lesões são provocadas antes dos 18 anos de idade…



Descubra rapidamente os aliados de saúde de um praticante de snorkeling preparado!



 

Os desafios de uma boa proteção solar no snorkeling

De um modo geral, a pele é sujeita à difícil prova dos raios solares. Mas, durante um passeio com snorkeling, os riscos duplicam devido a vários fatores.

 

-        Os raios solares refletem-se na superfície da água e batem de volta, e sob um novo ângulo, tanto na sua pele (parte de baixo dos braços, queixo, etc.) como nas suas retinas.

 

tribord-respiração-fácil-snorkel-máscara

 

-        Quando observa o fundo marinho, um outro perigo espreita-o: o efeito de lupa! É gerado pela fina camada de líquido que mantém nas costas durante a sua prática e que amplia a intensidade dos raios UV. Na verdade, estes últimos permanecem ativos no mar até 25 cm de profundidade! Consequência? À noite, a pele aquece e sente picadas a nível dos ombros, das costas e das coxas…

 

-        O tempo está nublado? Mantenha-se também assim, porque se mantém o risco de apanhar golpes de sol: 40 a 95% dos raios UV penetram na água, mesmo através das nuvens.

 

 

proteção-solar-snorkeling

 

 

-        No mar, sente-se bem, no fresco… mas sente menos o calor causado pelos raios UV. O escaldão chega, então, mascarado...



Agora já sabe identificar as situações de risco e as zonas do corpo a proteger. Para praticar o snorkeling com 100% de tranquilidade, use o seu equipamento de “proteção solar”.

 

 

Um top de snorkeling ou um shorty para criar uma barreira contra os raios UV

 

Para proteger as costas e os ombros, pode sempre recorrer aos tops UV, como o modelo Neofun da Tribord. Em neopreno, este top protege-o de forma eficaz sem entravar a sua liberdade de movimentos. Mesmo quando o veste, ele torna-se um aliado graças ao fecho ventral!

 

 

 

snorkeling-top-proteção-uv

Qual o praticante de snorkeling principiante que nunca conheceu a dolorosa sensação de um escaldão na parte de trás das coxas que o impede de se sentar depois de um belo dia passado na água? Elimine este risco vestindo um fato shorty que alia top e short de neopreno.

 

Outros aliados: os shorts em poliéster. Muitas vezes destinados à prática dos desportos de deslize, são, por vezes, perfeitos para tapar as suas coxas enquanto progride à superfície da água.

 

 

Um fato integral para se preservar do reflexo solar

 

Tem a pele clara? Então opte por um fato de mergulho que proteja os seus braços e as suas pernas do sol, além do frio e dos eventuais arranhões nos recifes de coral.

 

Para um passeio num ambiente temperado, escolha um fato com 3 a 5 mm de espessura. Contudo, se este verão decidir seguir o rumo dos litorais tropicais, basta um modelo com 1 a 3 mm de espessura.

 

 

tribord-snorkeling-fato-completo-3mm

 

 

O creme solar para proteger as zonas rebeldes

 

E assim já está equipado da cabeça aos pés. Mas a verdade é que sobram determinadas zonas ainda desprotegidas: rosto, orelhas, tornozelos…

 

Opte pelo seu creme solar à prova de água! Para uma melhor hidratação, o creme é frequentemente a escolha certa em vez do óleo solar. Mas tanto um como o outro têm de ser aplicados de 2 em 2 h para permanecerem eficazes!

 

 

proteção-solar-snorkeling

 

 

Última dica: explore os recifes fora das horas mais quentes do dia (12 h -16 h). Ganhará a todos os níveis: a luz é, de facto, muitas vezes mais suave, o que torna o espetáculo do fundo marinho ainda mais belo e atenua os riscos de escaldões…

 

O seu saco de snorkeling está agora completo. Já se pode dedicar à observação da fauna e da flora dos litorais, sem o estilo lagostim ao final do dia!



 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
HAUT DE PAGE