Porquê escolher um caiaque insuflável?

Quando chegam os dias bonitos, a vontade de fugir para a água não o larga. Sonha em sair de caiaque, em família ou entre amigos, em total autonomia... Mas o volume e a dificuldade de transporte de um caiaque rígido dissuadem-no? Já pensou no caiaque insuflável e nas possibilidades que este lhe oferece? Centre-se nestas novas embarcações, com a Tribord.

caiaque-insuflável-navegação

 

Um caiaque fácil de montar, transportar e arrumar!

O caiaque insuflável tornou-se a alternativa ideal para uma prática autónoma, familiar e sem preocupações logísticas. É o equivalente insuflável dos inúmeros “sit on top” de plástico ("sentado na parte de cima", barcos autoesvaziadores) que se encontram à venda no mercado.

Mas o caiaque insuflável apresenta inúmeras vantagens em comparação com os seus primos de plástico rígido.

- Em primeiro lugar, a insuflação, que lhe pode parecer um momento cansativo e aborrecido, faz-se em muito pouco tempo (mais exatamente, 7 minutos para o 1-2 Itiwit 2 azul) graças a uma bomba manual de ação dupla.

insuflação-caiaque

- Um outro ponto essencial: o transporte deixa de ser uma preocupação! O caiaque insuflável entra simplesmente na bagageira do carro. Acabou-se a montagem no tejadilho e o stress de perder o barco durante o trajeto!

transporte-caiaque-insuflável

- Depois de esvaziados e colocados na respetiva capa, estes caiaques têm um volume mínimo, o que permite um transporte e um armazenamento fáceis.

 

 

 

A não esquecer: é importante deixar secar o seu caiaque insuflável antes de dobrá-lo, de modo a evitar o desenvolvimento de qualquer bolor e, deste modo, conservá-lo em bom estado, pelo máximo de tempo possível.

 

Caiaques insufláveis: pesos pluma!

Além do seu lado pouco volumoso, o caiaque insuflável é também bastante mais leve do que a maioria dos caiaques ou canoas de plástico.

Para um caiaque em polietileno de dois lugares, é necessário contar com um mínimo de 35 kg. Já com um caiaque insuflável, deixa de magoar as costas para deslocá-lo para os locais de embarque, porque o dois lugares da Tribord pesa, em média, apenas 14 kg!

Este peso pluma é possível graças ao material que compõe estes caiaques: uma tela espessa e extremamente resistente, idêntica à que encontramos nos rafts.

 

 

caiaque-insuflável-de-pé

 

Graças a este material robusto, o seu barco pode ser enchido sob pressão e, desta forma, torna-se quase tão rígido quanto os seus homólogos de plástico. Pode, pois, estar tranquilo quanto à solidez do seu barco quando navegar! Por outro lado, é muito raro estas telas furarem. E, caso isso aconteça, é fornecido no momento da compra um kit de reparação de utilização simples.

 

Um conforto de navegação perfeito num caiaque insuflável

Devido à sua configuração, com as 2 secções laterais, os caiaques insufláveis são barcos estáveis e com um calado fraco.

Isso permite-lhe navegar em águas pouco profundas, ficar menos preso pelas correntes e, ao mesmo tempo, beneficiar de uma capacidade de manobra maior.

Contudo, nos dias de vento, o barco terá tendência para andar mais facilmente à deriva devido ao peso reduzido. Para contrariar este efeito, a Tribord previu em cada uma das suas embarcações flutuadores que permitem manter o rumo.

flutuadores-caiaque-insuflável_0

Um outro ponto decisivo: o aspeto económico dos caiaques insufláveis. Na medida em que os materiais e a tecnologia destes produtos são menos dispendiosos, o preço de venda é claramente inferior ao dos seus primos rígidos.

 

Limitação de utilização dos caiaques insufláveis

Em comparação com um caiaque rígido, a capacidade de lugares e de transporte de um caiaque insuflável é, não obstante, menor.

Num caiaque insuflável de dois lugares, o transporte situa-se, assim, por volta dos 150 kg de carga. O que é bastante pouco se desejar fazer uma saída a 2 e levar alguns equipamentos para o seu passeio do dia.

ação-caiaque-insuflável

Contudo, se desejar levar mais carga no caiaque insuflável, tem a possibilidade de optar por um barco de tamanho superior, como o Itiwit 3 (até 3 pessoas).

A sua capacidade de carga atinge 230 kg! Deste modo, terá mais espaço a bordo para transportar material, além da possibilidade de levar uma criança no lugar do meio.

 

Um outro limite a tomar em linha de conta: se é um apaixonado do mar e da navegação ao largo, não se esqueça de que os caiaques insufláveis não possuem a homologação da divisão 240, a qual lhe permite afastar-se das costas para lá da zona dos 300 m.

Em suma, ainda que o caiaque rígido seja mais adequado para uma prática desportiva intensa do caiaque, os apaixonados serão, apesar de tudo, seduzidos pelas inúmeras vantagens propostas pelos caiaques insufláveis (conveniência, solidez, preço, etc.). Estes últimos já lhe garantem fantásticas saídas, sozinho, com a família ou entre amigos!



Para fazer a sua escolha, o melhor continua a ser experimentá-lo!



 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
HAUT DE PAGE