Porque é que é útil um auxiliar de flutuabilidade no snorkeling?

Está tudo presente em termos do que é indispensável, ou seja, BMT (barbatanas, máscara, tubo)? Parabéns, é um bom começo. Mas, quando chega a altura de se lançar à água para uma longa sessão de snorkeling, você diz para si mesmo que tudo seria mais fácil se pudesse flutuar sem esforço!



Regozije-se: este desejo está ao seu alcance imediato graças aos coletes flutuantes, aos shorties e aos fatos de neopreno. Sem esquecer as boias e as barras insufláveis!

Descubra estes acessórios que lhe permitem praticar o snorkeling durante mais tempo, com conforto e segurança.



 

Os seus aliados “flutuabilidade” naturais durante um passeio subaquático

 

A questão da flutuabilidade vem-lhe rapidamente à cabeça quando inicia um passeio subaquático. Sobretudo se for mais do género de observar o fundo submarino enquanto nada à superfície da água.

flutuação-natural

 

Na sua prática, o impulso de Arquimedes é um primeiro aliado. Lembre-se: num líquido, uma força natural opõe-se à gravidade e permite-lhe flutuar (um pouco).

A salinidade da água acaba por reforçar este impulso. Por este motivo é mais fácil andar de prancha no Mar Morto do que numa piscina de água doce.

 

Acerca da importância de um auxiliar de flutuabilidade para flutuar devidamente durante a prática de snorkeling

 

Ainda que estes dois efeitos naturais facilitem a sua evolução à superfície da água, um auxiliar exterior de flutuabilidade permite-lhe prolongar as suas saídas ao mesmo tempo que poupa forças. Acabaram-se as batidelas exageradas de barbatanas!

Sem falar que, ao ajudarem na flutuação, as barras, boias, coletes e shorties proporcionam-lhe um extra de segurança pois permitem-lhe descansar a partir do momento em que sente necessidade.

Último trunfo: uma maior flutuabilidade limita os riscos de se arranhar nos rochedos ou de pousar as barbatanas nos frágeis corais das mais belas barreiras do mundo...

 

Conserve a barra (insuflável) ou um colete de auxílio à flutuabilidade para um maior conforto e segurança

 

 

barra-flutuação-snorkeling

 

 

As barras insufláveis, as barras de piscina e as boias de snorkeling são companheiros preciosos de qualquer praticante de snorkeling que deseje garantir estabilidade. E isto por vários motivos:

·       Pode apoiar-se ou descansar em cima delas em qualquer altura para retemperar as forças ou limpar a máscara. Colocadas sob as axilas, aumentam a sua flutuabilidade natural. A boia, especificamente, evita substanciais esforços de estabilização e permite-lhe observar tranquilamente a fauna e a flora submarinas.

·       Estes dois acessórios são igualmente úteis tanto para os adultos como para as crianças, podendo, além disso, ser trocadas a meio da ação. As crianças adoram-nas, mas cuidado! Elas só devem utilizá-las sob a vigilância de um adulto.

 

flutuabilidade-segurança-barra-snorkeling_1

 

·       Por último, sendo insufláveis, as barras e as boias ficam ultra pequenas no seu saco de praia!

Apanhou o vírus do snorkeling e mergulha com uma regularidade cada vez maior? Então, no seu caso, flutuabilidade pode rimar muito bem com colete!

Os coletes de auxílio à flutuabilidade proporcionam-lhe liberdade de movimentos, ao mesmo tempo que garantem uma ajuda preciosa em termos de flutuabilidade. O importante é escolhê-los bem!

 

·       Para a prática do snorkeling, prefira os coletes flutuantes de 50 a 70 newtons. Atenção: a eficácia deste equipamento varia em função do seu peso. Mas como escolher o seu colete de auxílio à flutuabilidade em função do peso?

 

O fato integral ou o shorty para flutuar como se nada se passasse

 

Os shorties, tops de neopreno e fatos integrais protegem-no do frio, dos escaldões e dos arranhões nos rochedos. E não apenas: representam uma ajuda real em termos de flutuabilidade, um fenómeno bastante desconhecido.

·       Os shorties e os fatos podem também ajudá-lo a flutuar melhor. A sua importância é menor do que a de uma boia ou de um colete de auxílio à flutuabilidade, mas não deixa de ser percetível para os modelos constituídos por espuma 100% de neopreno. De facto, partículas de gás ficam presas nas fibras do neopreno, o que constitui um apoio à flutuabilidade.

 

 

fato-apoio-flutuabilidade

 

 

O seu material de snorkeling está completo? Delicie-se, então, com a contemplação serena dos fundos marinhos!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
Conselho
Como praticar snorkeling com crianças?

Usufruir da praia em família rima muitas vezes com banhos, castelos de areia e apanha de conchas… Este programa parece-lhe difícil de diversificar?
Mas já pensou no snorkeling? Basta um tubo, uma máscara, barbatanas e algumas precauções para praticar em família esta atividade desportiva e educativa.
Descubra como pode ajudar os seus mergulhadores aprendizes a se saírem bem com as primeiras batidelas de barbatanas…

HAUT DE PAGE