ESCOLHER OS ÓCULOS DE SOL PARA OS DESPORTOS AQUÁTICOS

Os raios solares têm inúmeras vantagens, mas podem também ser perigosos para o corpo e para os olhos, no caso de má proteção solar.

Uma boa proteção solar deve eliminar 100% dos raios UV. Centre-se agora nos critérios de escolha de um par de óculos de sol.

 

OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS A TOMAR EM LINHA DE CONTA PARA ESCOLHER OS ÓCULOS DE SOL

Verifique sempre se o par de óculos escolhido tem a inscrição da norma "CE". Esta sigla garante-lhe um mínimo de poder filtrante e indica a categoria dos seus óculos.

As categorias vão de 0 a 4 e ilustram o grau de proteção das lentes solares.

 

imagem_lentes solares

- A categoria 0 está reservada para as fracas condições de luminosidade;

- As categorias 1 e 2 são adequadas para as luminosidades solares atenuadas e médias;

- As categorias 3 ou 4 são as únicas utilizadas no caso de luminosidade solar forte ou excecional (mar, montanha).

Observação: os óculos de categoria 4, muito escuros, são proibidos para conduzir um veículo!

 

A CADA SITUAÇÃO A SUA proteção SOLAR: O USO DOS ÓCULOS DE SOL

Mantenha-se atento no caso dos óculos de fantasia: em plástico colorido, as lentes podem não garantir proteção solar suficiente para preservar os olhos dos perigos dos raios UV.

Não se esqueça que os olhos das crianças, sobretudo quando estas últimas são mais pequenas, são mais sensíveis e permeáveis à luz do que os dos adultos.

Tenha, pois, cuidado de modo a escolher óculos adequados a uma criança.

Não se esqueça de estimular os pequenos desportistas a usá-los mal se expõem ao sol: um reflexo de prevenção rapidamente adquirido e conservado no caso de começarem na mais tenra idade!

 

óculos de sol adequados aos desportos aquáticos

Durante a prática dos desportos aquáticos, o fenómeno de reverberação dos raios UV na água é amplificado. Este fator aumenta substancialmente os riscos de alteração da retina.



Além disso, o reflexo da luz na superfície da água tem o efeito de incomodar a nossa visão, o que pode causar uma eventual colisão com os outros praticantes.

Opte por óculos equipados com filtros polarizadores que permitem filtrar a luz refletida pela água. Este modelo oferece-lhe, por outro lado, um melhor conforto visual.

Descubra também os óculos com lentes hidrófobas (a água não se mantém na lente) e uma armação flutuante: verdadeiros trunfos para a prática dos desportos aquáticos!

Acima de tudo, não hesite em aconselhar-se com o seu oculista para escolher um par de óculos do sol adequado na perfeição às suas necessidades, tanto na água como na praia.



 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
HAUT DE PAGE