EASYBREATH® - Perguntas mais frequentes (FAQ)

1. Que precauções devo tomar relativamente ao Easybreath®?

 

Uma única precaução: AREIA.
- Tal como nos óculos de sol, deverá evitar o contacto do Easybreath® com a areia.A areia risca a lente da máscara.
- Se existir areia, não force o encaixe do respirador. Limpe o respirador e a máscara antes dos os encaixar.
- A areia poderá também entupir a boia existente no respirador. Limpe vigorosamente o respirador ou utilize uma chave para atravessar os orifícios traseiros do respirador para desbloquear a boia e limpe o respirador a fim de remover definitivamente a areia.
Para garantir a longevidade de todas as propriedades do Easybreath®, lave-o à mão com detergente após cada semana de utilização e guarde-a na rede ventilada.

 

2. Por que motivo existem dois tamanhos para adultos?

 

De momento, o EASYBREATH® é proposto em 3 tamanhos de ADULTO que abrangem 90% dos rostos de homens e mulheres de todo o mundo (europeus, asiáticos, etc.):

- o tamanho pequeno para adulto é mais indicado para as senhoras e adolescentes: S/M

-o tamanho medida para adulto : M/L
- o tamanho grande para adulto é o mais indicado para homens: L/XL


3. Qual o tamanho de Easybreath mais indicado?

 

O ideal será experimentar os 4 tamanhos na sua loja Decathlon. Uma vez a máscara apertada no rosto, será o tamanho correto caso não exista espaço entre o queixo e o vedante da máscara em silicone.
 


 

Caso não possa dirigir-se à loja e prefira encomendar o EASYBREATH® através da Internet (www.decathlon.pt), eis como escolher o tamanho correto :

Com a boca fechada, meça a distância entre a depressão localizada acima do nariz e a parte inferior do queixo:

Para uma medida inferior a 12 cm (4,8"), opte pelo tamanho S/M 

Para uma medida entre 12cm(4,8") e 13cm (5,1"), opte pelo tamamho M/L

Para uma medida superior a 12 cm (4,8"), opte pelo tamanho L/XL 

Quando receber o Easybreath, coloque-o para certificar-se de que não existe espaço entre a base da máscara e o queixo. (ver o vídeo supra)


4. O Easybreath não é estanque?

 

As entradas de água podem ter diversas causas:
- A mais frequente é uma escolha incorreta de tamanho. O Easybreath está disponível em 3 tamanhos para adulto. S/M para rostos estreitos (80% das senhoras), M/L  e L/XL para rostos grandes. Consulte as informações relativas à escolha do tamanho
- No caso dos homens, ter em conta que a barba pode ser responsável por entradas de água significativas. A barba impede a estanqueidade perfeita do vedante em silicone da máscara com a pele.
- No caso de pessoas com cabelos compridos, evite que os mesmos permaneçam entre a testa e a máscara.


5. A boia do respirador está obstruída, o que devo fazer?

 

Para desfrutar em pleno e durante muito tempo do seu Easybreath®, evite o contacto da mesma com a areia. Caso a boia esteja obstruída, certamente existe areia entre esta e a superfície que a guia.
Utilize uma chave para atravessar os orifícios traseiros do respirador e desbloquear a boia e limpe o respirador a fim de remover definitivamente a areia. Pode encontrar a explicação no vídeo disponível na parte inferior da página.


6. Por que motivo a respiração é por vezes bloqueada?

 

Em caso de obstrução na entrada de ar, inclinou demasiado a cabeça para a frente ou passou um onda por cima da sua cabeça. O sistema dry top stop water do Easybreath® desempenhou o seu papel ao evitar que a água penetrasse no interior. O respirador devia estar totalmente submerso, pelo que a boia subiu para vedá-lo.
Caso tivesse inclinado demasiado a cabeça para a frente com um respirador tradicional, certamente teria engolido água.
De facto, todos os nossos ensaiadores ficaram surpreendidos quando o utilizaram pela primeira vez.


7. Como encaixar corretamente o respirador do Easybreath®?

 

Caso não consiga encaixar o respirador na máscara, existe areia no local de fixação do respirador à máscara, junto da fixação ou no interior do respirador. Esta fixação consiste num sistema de alta precisão para assegurar uma estanqueidade perfeita entre o respirador e a máscara.
Caso detete areia, não force o encaixe. Limpe o respirador e a máscara e certifique-se de que já não existe areia antes de repetir a tentativa de fixação.


8. Por que oiço um ligeiro zumbido quando respiro?

 

Para evitar o embaciamento e as entradas de água, o Easybreath® dispõe de diversas válvulas. Quando respira, algumas válvulas abrem-se e outras fecham-se. Por isso, o ruído da respiração é ligeiramente amplificado. Trata-se do mesmo fenómeno que ocorre com um regulador de mergulho com garrafa.
Imobilize-se e respire de forma natural, pelo nariz, para desfrutar em pleno das maravilhas do fundo do mar.


9. Por que motivo entra água durante as apneias?

 

Desenvolvemos o conceito Dry top stop water essencialmente para evitar que a água entre pelo respirador devido à agitação das águas, à ondulação de superfície ou quando o utilizador inclina demasiado a cabeça para a frente.Nestas mesmas condições, com um respirador tradicional, o utilizador poderia engolir a água que entrasse no respirador e é isso que pretendemos evitar.
Este sistema Dry top stop water apenas funciona com o respirador e a boia na vertical.
Durante a apneia, no momento em que se encontra à superfície na horizontal e com o rosto submerso, o respirador encontra-se na posição horizontal, sendo durante esta fase que poderá entrar alguma água.


10. Por que motivo não é possível fazer mergulho em apneia com o Easybreath®?

 

O Easybreath® foi concebido para o snorkeling com barbatanas à superfície, o qual representa 90% dos praticantes.
Não é possível fazer mergulho em apneia por várias razões:
1) O sistema Dry top não funciona na horizontal durante a posição horizontal à superfície com o rosto dentro de água.
2) O volume de ar contido no Easybreath® é muito maior do que o existente numa máscara normal, pelo que a partir de 1 m de profundidade a pressão da máscara no rosto se torna bastante desconfortável.
3) Durante o mergulho em apneia, é indispensável descomprimir, ou seja, apertar o nariz e soprar para dentro lentamente como quem se assoa a fim de equilibrar a pressão dos ouvidos para não perfurar os tímpanos. Com o Easybreath®, é impossível descomprimir dado que o nariz está inacessível.


11. A barba causa desconforto?

 

Sim. A impermeabilidade de uma máscara depende do contacto direto do vedante de silicone com a pele. Tal como numa máscara tradicional, a barba gera microespaços que permitem a infiltração da água.


12. Por que tenho condensação?

 

O sistema exclusivo anticondensação graças à ventilação respiratória é ideal para águas de temperaturas ≥ 18°.
É indispensável lavar o Easybreath® à mão com detergente após cada semanas de utilização. De fato, a água salgada e o sol tornam a lente baça, a qual acaba por acumular a condensação na máscara.


13. Para que serve a válvula localizada na estrutura branca da base da máscara?

 

Esta válvula permite eliminar a água que tenha entrado sem que necessite de retirar a máscara. Caso exista um pouco de água, levante a cabeça e a água será automaticamente escoada através da válvula.


14. Por que é que a correia já não aperta?

 

Se a correia deixar de apertar, é possível que esta não esteja a passar pela pequena presilha elástica existente na correia. Pode encontrar a explicação no vídeo disponível na parte inferior da página.


15.  Por que motivo a máscara é tão volumosa?

 

O motivo principal reside no fato de uma máscara que cobre todo o rosto ser a única solução eficaz para garantir a promessa Easybreath®: visão a 180° e respirar com naturalidade debaixo de água como se estivesse em terra.
O segundo motivo reside no fato de o Easybreath® cumprir muitas normas, incluindo a relativa aos tubos de respiração e ao esforço respiratório. As dimensões do respirador e as da moldura branca cumprem os requisitos da norma regulamentar (norma EN 1972).


16. Por que é que o respirador Easybreath® não é mais comprido?

 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o tubo de respiração Easybreath® tem um comprimento fora de água maior do que um respirador tradicional. Um respirador tradicional parece mais comprido porque parte da boca e não do topo da cabeça, como o Easybreath®.
Se experimentar respirar pelo respirador e depois através de uma mangueira, compreenderá que quanto maior o comprimento do tubo, maior a dificuldade em respirar.
Para garantir um esforço respiratório em conformidade com as normas em vigor, não podemos produzir um tubo respirador mais comprido.


17. Quando vai estar disponível o tamanho para criança?

 

O tamanho para criança vai ser disponibilizado no verão de 2015.


18. Por que motivo o Easybreath não é indicado para os treinos de natação?

 

Durante a prática da natação, o esforço é muito maior do que quando se pratica o snorkeling com barbatanas, assim como a corrida implica um esforço muito maior do que a marcha. Um treino de natação implica uma quantidade de oxigénio significativa, pelo que o corpo irá automaticamente mudar para uma respiração intensiva pela boca. Nestas situações, o esforço respiratório com o Easybreath® será extremamente desconfortável.


19. Quanto tempo dura a reserva de ar do Easybreath®?

 

O Easybreath não está equipado com uma reserva de ar. O ar contido na estrutura da máscara não permite a inspiração de ar, cabendo esta função ao tubo de respiração.

Estas respostas a perguntas frequentes foram elaboradas graças ao contributo dos utilizadores do Easybreath. Não hesite em enviar-nos todos os seus comentários ou dúvidas a fim de aumentar e partilhar a sua experiência.
Erwan Loret
Chefe de produto
erwan.loret[at]tribord.com

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
HAUT DE PAGE