COMO ESCOLHER A ROUPA PARA CRIANÇAS PARA A PRÁTICA DA VELA?

eQUIPaR devidamente o seu filho para a vela ligeira, OPTIMIST, laser e catamarã

 roupa-vela-júnior

Quando uma criança se inicia na vela, é fundamental uma boa roupa para lhe proporcionar segurança e conforto, de modo a que se sinta satisfeito quando navega.

Lembramos aqui aos pais a melhor forma de equiparem as crianças para a descoberta e a prática da vela ligeira e/ou habitável.

 

NÃO ÀS IDEIAS RECEBIDAS!

O primeiro erro é querer tapar a criança em demasia. De facto, não é raro ver crianças em aulas de vela com uma parte de cima, uma t-shirt, um polar (ou mesmo dois), jeans, ténis, um par de calças impermeável e, por último, um colete ou um impermeável. Uma verdadeira sobreposição!



Com todo este equipamento, o seu filho não estará melhor protegido contra as condições meteorológicas. Pelo contrário: ele vai sentir–se limitado quando se deslocar no barco.

Além disso, o peso das peças de roupa molhadas terá como efeito limitar a eficácia do colete de flutuabilidade, obrigatório para a prática desta atividade.



Para aprender a praticar vela em total segurança e proteção, eis o equipamento que lhe aconselhamos.



O equipamento DE velA DAS crianças PARA OS PÉS

No verão: um par de aquashoes será perfeitamente adequado.

No inverno: um par de botins de neopreno será aconselhado. Preste cuidado para não praticar com botas de barco!

 

 

O equipamento DE velA DAS crianças PARA AS MÃOS

No verão: não é necessário usar luvas mas um par de mitenes sem dedos terá por finalidade proteger as mãos na realização das manobras.

No invernoluvas de neopreno protegerão as mãos do frio, mas limitarão igualmente a preensão das crianças. Para fazer nós sem obstáculos, uma versão de luvas com 2 dedos cortados será um bom compromisso.



 

O equipamento DE velA DAS crianças PARA A cabeça



Em qualquer estação: desde que exista sol, coloque um boné ou um chapéu que tape a cabeça e o pescoço, de modo a limitar os golpes de sol e os riscos de insolação.

No inverno: um gorro em polar ou lã conserva o calor do corpo, até quando molhado.



Um creme solar de índice UPF 50+ será indispensável em todas as saídas de barco, mesmo com o tempo nublado. Na realidade, o reflexo do sol na água aumenta a exposição aos raios UV A e UV B, responsáveis pelo cancro da pele.

Um par de óculos do sol com um fio de segurança será também recomendado para se proteger da melhor forma do sol, no barco.



 

O equipamento DE velA DAS crianças PARA o corpo



No inverno:

- Um top polar funcionará como uma primeira camada se o seu filho for friorento;

- Um fato de neopreno (do tamanho dele!) irá permitir-lhe manter o calor e a liberdade dos movimentos durante toda a navegação;

- Um corta vento concebido especificamente para a prática da vela ligeira será uma arma eficaz contra os ventos frescos.



No verão:

É sempre necessário vestir um fato de neopreno, mesmo que faça calor. Na realidade, na vela ligeira, fica-se mais facilmente molhado e, o facto de estar molhado, aliado ao efeito do vento, aumenta a sensação de "frisson". Um corta-vento no barco poderá ser útil se o incómodo causado pelo frio aumentar de forma significativa.

O seu filho está preparado para se lançar ao mar!

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
HAUT DE PAGE