Como escolher o colete de auxílio à flutuabilidade

Um colete de auxílio à flutuabilidade diminui o risco de afogamento, mas não garante a salvação. Destina-se às pessoas que sabem nadar bem e que se localizam na proximidade de uma ribeira e da costa ou ainda que dispõem de ajuda e de socorro na proximidade. A sua utilidade é reduzida em águas agitadas, não conseguindo proteger o utilizador durante muito tempo e requer uma participação ativa.



Treine-se a utilizar o seu colete de auxílio à flutuabilidade na água pelo menos uma vez por ano para determinar que fornece sempre um meio de flutuação adequado.

É necessário ensinar as crianças a flutuarem com o colete de auxílio à flutuabilidade para que elas compreendam a sua utilidade e o seu modo de funcionamento.



Para as pessoas que não sabem nadar ou de tenra idade, é necessário usar um colete salva-vidas (norma mínima: 100 Newtons)

Para escolher o seu colete, são importantes dois critérios: a segurança e o conforto.

 

1 Escolher o colete de auxílio à flutuabilidade em função da regulamentação:

O colete de auxílio à flutuabilidade não é um colete salva-vidas! Implica que se saiba nadar!

Na vela leve e no caiaque, a regulamentação impõe que cada pessoa a bordo possua um equipamento individual de flutuabilidade. Com um valor de flutuabilidade mínima de 50 Newtons para a vela leve e 70 Newtons para o caiaque.

 



Tipo de equipamento individual de flutuabilidade existentes e a sua aplicação

Aplicação

Nível de desempenho (em newtons)

Ao largo, condições extremas, peças de roupas de proteção especiais, equipamento pesado

Colete salva-vidas

275N

Ao largo, peças de roupas para mau tempo

150N

Águas abrigadas, peças de roupas leves

100N

Apenas para os nadadores: águas abrigadas, ajuda na proximidade, proteção limitada contra o afogamento, não se trata de um colete salva-vidas. Apenas garante a flutuabilidade a uma pessoa consciente

Auxiliar de flutuabilidade

70N

Types de gilets homologués

 



Tipo de coletes de auxílio à flutuabilidade

    

      Colete de plastrão

 

     gilet poches

      Colete com bolsos

    

izeber aide flottabilité

          Colete izeber

  Colete com fecho de correr

Colete de neopreno

 

 

 

2 Escolher o colete de auxílio à flutuabilidade em função da norma:

Escolha o colete de auxílio à flutuabilidade em função do seu peso, um colete de tamanho incorreto pode entravar a sua eficácia.

O seu colete de auxílio à flutuabilidade deve apresentar a marcação CE. O colete cumpre a norma ISO 12402-5 (para 50 a 70 N, flutuabilidade expressa em Newton).

Para saber: 10 Newtons correspondem a 1,01 kg de força de flutuabilidade.

 

A escolha do colete faz-se em função do seu peso:

 



Peso em kg

Flutuabilidade 70 newtons

Flutuabilidade 50 newtons

25/40

40

40

40/60

60

40

60/80

70

50

>80

70

50

 

Não se esqueça de colocar a correia entrepernas se o colete possuir um.

Deve ser suficientemente apertado na cintura para não subir debaixo das axilas em caso de dessalinização (capotagem da embarcação).

Os coletes de 70 N devem ser utilizados em águas agitadas pela FPC (Federação Portuguesa De Canoagem) para a prática do caiaque na medida em que oferecem uma melhor flutuabilidade.

 

3 Escolher o colete de auxílio à flutuabilidade pelo conforto:

Não se esqueça de testar o seu material em condições!

Os coletes oferecem um conforto e uma liberdade de movimentos diferentes em função dos modelos:

Os que se abrem: graças a um fecho de correr ou ainda com fixações de plástico, este tipo de colete é fácil de usar. Atenção aos fechos, dado que se podem estragar (devido à água do mar, areia). Lave bem o seu colete!

Os que se enfiam: são os chamados coletes de plastrão, que são fáceis de enfiar e oferecem uma grande liberdade de movimento a nível dos braços.

Os que têm bolsos: permitem poder levar instrumentos de sinalização (apito, espelho refletor) ou acessórios como uma câmara fotográfica numa bolsinha estanque.

Os de neopreno: oferecem uma liberdade de movimento total e acabam por ser esquecidos graças ao corte ajustado ao corpo. É necessário saber que o colete de neopreno é um pouco mais pesado do que a espuma quando fica molhado com água.

Os que se usam também em terra: os coletes IZEBER. Oferecem uma liberdade de movimento, um auxiliar à flutuabilidade que respeite a norma 50 N, um isolamento térmico como um colete clássico e um “look” citadino.

 

izeber-colete-auxílio-flutuabilidade

 

Dica: não se esqueça da corda de segurança que liga cada objeto ao seu colete para não perdê-lo!

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Validação
HAUT DE PAGE