31 conselhos
Pages
A POSIÇÃO NO CAIAQUE SIT ON TOP

Para usar a pagaia com eficácia sem ficar esgotado e sem se ferir, deve certificar-se de que se posiciona devidamente no seu caiaque sit on top.

(4)
 VESTIR-SE DEVIDAMENTE PARA FAZER CAIAQUE NO INVERNO

No inverno, a temperatura da água e a temperatura exterior tornam-se cada vez mais baixas, o que se sente.
A produção de calor do corpo é necessária à manutenção das funções vitais e representa um grande consumo de energia.
É, pois, necessário escolher devidamente a sua indumentária para sair no mar em caiaque de forma a minimizar os desperdícios de calor e, desta forma, concentrar o consumo de energia do corpo no esforço concreto que é usar a pagaia.
Esta indumentária deve ser diferente consoante as condições climáticas. 

(3)
ESCOLHER OS ÓCULOS DE SOL PARA OS DESPORTOS AQUÁTICOS

Os raios solares têm inúmeras vantagens, mas podem também ser perigosos para o corpo e para os olhos, no caso de má proteção solar.
Uma boa proteção solar deve eliminar 100% dos raios UV. Centre-se agora nos critérios de escolha de um par de óculos de sol.
OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS A TOMAR EM LINHA DE CONTA PARA ESCOLHER OS ÓCULOS DE SOL
Verifique sempre se o par de óculos escolhido tem a inscrição da norma "CE". Esta sigla garante-lhe um mínimo de poder filtrante e indica a categoria dos seus óculos.
As categorias vão de 0 a 4 e ilustram o grau de proteção das lentes solares.

A PROTEção SOLAR no CAIAQUE

Quando está bom tempo, sabe sempre bem ir passear na água de caiaque, debaixo de um céu azul e de um sol generoso... Mas cuidado: quer pratique caiaque de mar ou caiaque de águas vivas, tanto nas primeiras exposições como durante o verão inteiro, os riscos de escaldão ou de insolação embarcam também ao seu lado. Inclusivamente debaixo das nuvens!
Para ficar com apenas o que tem de melhor um dia de caiaque ao sol, leve consigo tudo o que for necessário para enfrentar as agressões dos raios UV. Descubra o fundamental da proteção solar de qualquer praticante de caiaque que se respeita.

FOLHETO DO VÍDEO DE REPARAÇÃO DO CAIAQUE   INSUFLÁVEL

Apesar de todos os cuidados que teve, raspou num fundo rochoso ou dobrou o seu caiaque insuflável sem ter o tempo necessário para retirar os grãos de areia residuais… e uma fuga acabou por se instalar...
Nada de pânico! A Tribord previu este cenário, sem dúvida raro, mas possível. De resto, é-lhe fornecido um kit de reparação com o seu caiaque IK100-2 no momento da compra.
Este vídeo descreve-lhe, passo a passo, como deve utilizar o referido kit.

caiaque-insuflável-2-lugares.

Acontece, mesmo aos melhores! Ainda que o caiaque insuflável seja sólido e a tela resistente, por vezes pode ocorrer um furo. Tendo isto dito, não existem fatalidades no mundo dos caiaques do mar, mas sim mil e um truques para diminuir os riscos.
Assim, no caso de uma secção furada no decurso de uma saída um pouco intensa de mais, nada de pânico. As reparações de um caiaque insuflável – aplicar um remendo ou trocar a câmara – são uma brincadeira de crianças.

Como escolher a sua pagaia de canoa-caiaque?

A escolha de uma pagaia não é deixada à sorte, mas faz-se em função da sua prática, da sua embarcação (caiaque ou canoa) e da sua altura! Seguem-se explicações.

(1)
Como escolher o colete de auxílio à flutuabilidade

Um colete de auxílio à flutuabilidade diminui o risco de afogamento, mas não garante a salvação. Destina-se às pessoas que sabem nadar bem e que se localizam na proximidade de uma ribeira e da costa ou ainda que dispõem de ajuda e de socorro na proximidade. A sua utilidade é reduzida em águas agitadas, não conseguindo proteger o utilizador durante muito tempo e requer uma participação ativa.

(2)
Porquê escolher um caiaque insuflável?

Quando chegam os dias bonitos, a vontade de fugir para a água não o larga. Sonha em sair de caiaque, em família ou entre amigos, em total autonomia... Mas o volume e a dificuldade de transporte de um caiaque rígido dissuadem-no? Já pensou no caiaque insuflável e nas possibilidades que este lhe oferece? Centre-se nestas novas embarcações, com a Tribord.

(6)
HAUT DE PAGE